sábado, 2 de janeiro de 2021

Como se organizar com um bebê em casa


Se você chegou até aqui em busca de um segredo, desculpe, vou ficar te devendo essa. É simplesmente impossível dar conta de tudo, o que quero mesmo é te dizer a minha realidade e a de todas as mães que conheço pra ver se você desencana de ser dez em uma e tenta se organizar com o bebê em casa.


Quando eu digo "se organizar com um bebê em casa", quero dizer: "Conhecer os seus limites".


A empresa em que eu trabalho fornece um plano de saúde muito bom, então, depois que minha bebê completou seis meses eu voltei a fazer terapia (sim, um privilégio) e é por isso que vim aqui, não sou nenhuma terapeuta, claro. Além disso, cada casa é um caso, mas quero te ajudar o máximo que eu puder.


Como dar conta da casa, da sua saúde física, da sua saúde mental, do casamento, dos amigos e do bebê? É simples, não dá! Sozinha? Nem sonha. A primeira coisa que você precisa colocar na cabeça é: sozinha não dá. O máximo que irá conseguir é amamentar, trocar a fralda do bebê, dormir e morrer de fome, porque dificilmente terá tempo pra cozinhar, mas estou trazendo a pior hipótese (sei que tem como ser pior, triste, mas não quero ir tão além porque foge da minha realidade).


via GIPHY


Não tenho ideia de como é ser mãe solteira e não ter ajuda de ninguém, nesse caso acredito que essa mãe não teve tempo de chegar até aqui, e se chegou, vai dormir mulher!


Quando eu voltei pra casa, a recomendação médica foi ficar de repouso (fiz cesárea), nesse caso tive ajuda da minha mãe, da minha sogra e principalmente do meu marido. Mas além de ter que lidar com tudo isso, meu marido também se cobrava por me ver chorar quando amamentava (meu peito sangrou muito, saiu pedaço de pele e carne rs) e não conseguir me ajudar.


Então imagina, ele ficava mal por me ver mal e saber que não teríamos ótimas condições financeiras, e eu ficava mal por não conseguir ajudar, ver ele mal e ter que amamentar. E acredito que esse seja exatamente o retrato: o pai preocupado com dinheiro e a mãe preocupada em ser suficiente em tudo (fomos criados assim, pelo menos por aqui).


Se você está nessa fase, não tenho o que aconselhar, eu ficava na cama o dia inteiro, e chorava por depender dos outros e não conseguir amamentar direito. Como eu disse: não dá!

via GIPHY


Você precisa se respeitar, e saber seus limites. Ou chorar, porque.... é isso! 


Mas conforme o tempo foi passando, eu fui conseguindo me organizar, ou achar que estava me organizando, porque tentava dar conta de tudo e não conseguia respirar, e como esperado, me sentia esgotada todo final de dia. 


Meu marido sempre me ajudou em tudo e por, MUITO tempo, eu tive vontade de agradecer a "ajuda", mas a verdade é que ele estava sendo pai, assim como eu estava sendo mãe. Então, tirei isso da minha cabeça e comecei a fazer uma "divisão de tempos" em casa.


Sim, DIVISÃO DE TEMPOS!


De dia eu ficava com a casa e a bebê, porque ele precisava trabalhar e eu estava sem demanda no trabalho. Mas de noite, ele ficava responsável pela casa e a bebê, eu só aparecia na cena pra amamentar. Então, se você quer se organizar: DIVIDA com alguém, não tente se MULTIPLICAR. 


Você é uma só!


Nas primeiras semanas eu tentei fazer um calendário, tipo, sábado é dia de fazer tal coisa, mas no dia a dia a realidade era outra. Eu podia me planejar o quanto quisesse, mas nunca dava certo, porque tudo dependia da hora da minha filha, quando ela queria peito, tinha cólica, sono ou fralda suja. 


Então, eu só continuei com a divisão de tempos e fazendo o que estava ao meu alcance. Lembro que quando eu estava pesquisando "Como se organizar depois do parto", porque queria ser dez em uma, encontrei muitos blogs dando dicas de organização e etc, mas eu nunca consegui seguir e sabe qual o motivo? É um absurdo exigir tanto de si mesma quando sua vida toda mudou!


Não existe segredo, não existe um truque, não existe ou, pode até existir, mas é demais!


Por fim, quero dizer que somos uma rede de apoio, quando encontrar outra mãe, não se compare com ela, nem diga que é melhor ou pior, só esteja por perto e ajude como puder. Não estamos sozinhas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre

maternidade
Quando me senti desamparada, nenhum tutorial de "como ser mãe" dava certo, porque nenhum deles era a realidade do nosso dia a dia. Então, decidi vir contar qual é a real!

Fanpage