Tudo bem se sentir cansada
Dia desses uma colega apareceu em casa e me disse que eu estava um pouco acabada, que deveria ficar um pouco mais apresentável pro meu marido e, assim que ela saiu de casa, eu me acabei de chorar e segui assim por alguns dias, talvez você já tenha escutado algo parecido de onde menos esperava também, e por isso, eu te entendo.
Eu entendo que tentamos administrar nosso tempo pra conseguir dar conta de tudo, queremos nos sentir bem conosco, mas antes disso queremos que a nossa casa esteja ok, que nosso casamento flua bem, mas a cada vinte minutos que passa, ou menos, talvez até mais, o seu filho exige um pouco da sua atenção, e você para, porque ele é a prioridade e sempre será.
E quando você se dá conta, no final do dia, quando se programou pra descansar e ver algo na TV ou tomar um banho decente, já está cansada demais e quer ir pra cama dormir ou esticar as pernas.
É foda, né?
Sabe o que é pior, ou até melhor, no meio de toda esse cansaço, nessa vontade de desistir de tudo o seu filho vai te olhar sorrindo, fazer graça, te dar carinho e você vai sentir que todo seu esforço vale a pena. Afinal, olha só esse pinguinho de gente te olhando admirado, é a melhor sensação do mundo.
Sabe o que é pior, ou até melhor, no meio de toda esse cansaço, nessa vontade de desistir de tudo o seu filho vai te olhar sorrindo, fazer graça, te dar carinho e você vai sentir que todo seu esforço vale a pena. Afinal, olha só esse pinguinho de gente te olhando admirado, é a melhor sensação do mundo.
Mas fiquei pensando no que essa colega me disse, o que tinha de errado? Meu cabelo? Ué, mas estava calor eu queria ele preso. Minha roupa? Eu estava confortável. Eu não estava maquiada? Ora essa, porque me maquiaria pra ficar em casa? E no final, eu descobri que não se tratava da minha aparência, o comentário que ela fez dizia somente respeito a ela.
O problema mesmo foi eu me agarrar àquele comentário como se fosse a minha verdade, descartando todo meu esforço, toda minha madrugada acordando para amamentar, todo o meu dia organizando a casa, me sentindo um polvo com vários braços pra dar conta de tudo.
Aquela sim era a minha verdade: eu sou forte, forte o suficiente pra carregar tudo isso nas costas e sorrir todos os dias (nem todos, rs), planejar, sonhar e tirar tudo do papel.
Lembrei de uma sessão com a psicóloga em que ela me disse "Se não estamos bem conosco, não podemos fazer com que os outros se sintam bem". Então, eu tento diariamente ter meus 10 minutinho e procuro entender que os comentários alheios são apenas isso: comentários. Ninguém passa o dia comigo pra saber o que eu faço ou deixo de fazer.
Quando me perguntam qual a pior parte da maternidade eu costumo pensar "Nossa, tanta coisa", mas se a gente parar pra analisar bem direitinho, não existe o pior em relação ao nosso filho, o que nos coloca pra baixo na maioria das vezes são os comentários alheios.
Então, saiba que está tudo bem se sentir cansada e, claro, apoie quem está do seu lado.





Nenhum comentário:
Postar um comentário